Elementos de programação no início da era da FM no rádio – Promoções

Elementos de programação no início da era da FM no rádio – Promoções

Por Clever Pereira

Promoções

No seu surgimento o veículo rádio se utilizava da participação em eventos públicos como forma de promover sua imagem e proporcionar um contato direto com seus ouvintes, facilitando a observação de seu perfil cultural, socioeconômico, etc. Posteriormente muitos destes eventos passaram a possuir somente objetivos comerciais
afastando-se completamente de seus objetivos iniciais.

Um exemplo de show promocional foi o de final de ano promovido em 27 de dezembro de 1981 pela Rádio Cidade FM, no Morro da Urca, Rio com a presença de 2500 pessoas. Contou com a participação de artistas emergentes e possibilitou um contato entre os apresentadores e o público ao final, aproveitando-se de uma canção (versão pop d’O
Trenzinho do Caipira) produzida pela emissora naquele ano.

A rádio, na ocasião, vivia um grande momento: tinha 33% de audiência contra 12% do segundo colocado em FM e passaria a operar 24h por dia na passagem do ano (até aquela data a transmissão encerrava-se às 2h e voltava às 6h). Em 1981 ganhou também o prêmio de Veículo do Ano concedido pela Associação Brasileira de Propaganda, recebido pelo Superintendente Sr. Carlos Lemos. Uma distinção significativa para uma emissora de rádio em plena era da televisão.

O show foi gravado pela TVE (TV Educativa) e transmitido domingo, dia 10 de janeiro de 1982 às 23(?) horas na programação da emissora. Daquela gravação foram extraídos os trechos aqui disponibilizados.

O evento foi amplamente divulgado pelo Jornal do Brasil com matérias específicas nas datas abaixo:

Edição de 18/12/1981 – Matéria sobre o premio Veículo do Ano, pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP)

Edição de 22/12/1981 – Chamada para o Show do dia 27

Edição de 29/12/1981 – Matéria geral sobre a emissora comunicando também a ampliação do horário de transmissão para 24 horas no ar.

A disponibilização do show neste site documenta a música nacional na época através da apresentação de vários artistas em destaque na ocasião. Alguns ainda em atividade (2018).

A qualidade técnica, porém, não é das melhores: foi gravado diretamente de um receptor doméstico no formato VHS por gentileza de uma funcionária da rádio. Originalmente em cores, permaneceu guardado durante mais de 30 anos em temperatura ambiente. Não foi possível reproduzi-lo com a qualidade desejável. Por este motivo foi digitalizado em preto e branco com a utilização de filtros corretores (NeatImage). O áudio foi remasterizado utilizando-se ferramentas da Izotope e Sonnox Oxford.

Dividimos o show em quatro vídeos para facilitar a busca por artistas. Dessa forma temos:

Vídeo 1 – A Cor do Som e Fábio

Vídeo 2 – Dalto e Marcelo com a participação de Jim Capaldi

Vídeo 3 – Júnior (Júnior Mendes)

Vídeo 4 – Biafra, Roupa Nova e encerramento com apresentadores da Rádio Cidade

 

admin

error: Content is protected !!